EducaÇÃo

A Educação é um directo fundamental de cada cidadão, um instrumento para a formação e integração do indivíduo na vida social e económica e um meio básico para capacitar o Distrito e o País, em geral, a enfrentar o desafio do desenvolvimento. Apesar de ter avanços significativos neste sector, o distrito ainda está longe de alargar os objectivos de “Educação para Todos” até ao ano 2012.
 
Indicadores do sector


Indicadores Do Sector

Unidade

Ep1

Esg1

Aea

Taxa bruta de admissão

 %

2005  2006  2007

2005  2006  2007

2005  2006  2007

Taxa de escolarização

%

140.8 149.8 163.6

116.3  49.5  89.3

227.4  277.4  251.1

Taxa  de aproveitamento

%

46.9  74.3  89.8

57.2    83.3    -

71.1    80.1    - --

Nível de cobertura

%

59.8    84.5  100.7

25.6   115.6   --

84.6    65.6    ---

Percentagem de raparigas

%

80.0    76.0     ---

60.7    69.1    ---

61.6     60.6     ---

Relação aluno e professor

%

76.5    105.3    ---

34.5     36.6    y

31.7     33.6     ---

 

Rede Escolar

O distrito de Nangade possui uma rede escolar que conta com 45 escolas, das quais 31 do EP1, 13 EPC’s e 1 ESG1, 1 Núcleo Pedagógico do nível Médio  e ainda  com 66  Unidades de Alfabetização e Educação de Adultos.

Tabela de Evolução da Rede Escolar

Indicador

2005

2006

2007

EP1(1a a 5a)

32

30

31

EPC(1a a 7a)

10

12

13

ESG1 (8a a 10a)

1

1

1

Sub Total

43

43

45

NUCLEO PEDAG.

---

1

1

AEA

57

61

66

Total Geral

100

105

112

 

O Quadro acima mostra um crescimento da rede escolar ao longo dos últimos 3 anos para a AEA, o EP2 e EP1. O ESG1 não registou nenhum aumento. Contudo, as crianças ao concluírem o 2o Grau do ensino primário são obrigadas a percorrer grandes distâncias para atingir o ESG1. Isto constitui a causa da desistência das raparigas depois de concluírem o EP2; nas escolas. Por outro, os casamentos precoces agravam a situação da mulher nas escolas.

Os esforços envidados para incentivar a participação da rapariga na escola mostram-se satisfatórios, pese embora a reduzida disponibilidade de escola de níveis subsequentes a EP1. junto das comunidades contribuem para a desistência de muitas meninas depois de concluírem o nível. As meninas casam-se, ficam grávidas precoces, o que contribuem também para agravar a situação da mulher.

O distrito possui 32 salas de aulas de construção convencional e 117 de material local precário.Rapazes, raparigas e Professores são os grupos que participam na procura do material e constroem as com material precário sem garantia de resistência  a mais de 2 anos.

Distribuição  de escolas e salas de aulas.


Níveis

2005

2006

2007

 EP1

31

31

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Em relação aos ingressos  os números de graduados nos diferentes níveis de ensino revelam um crescimento quantitativo e qualitativo, quadro a seguir.

O numero de raparigas que ingressam aos diferentes níveis tende a crescer nos últimos três anos e a taxa media ronda aos 82.9% para o nível do EP1, 33.0% para o nível do EP2, 19.3% para o ensino Secundário Geral e 18.9% para AEA.

A desistência das meninas ronda aos 11.8% para EP1, 17.6% para EP2 e    10.1 %  para ensino secundário geral e pode ser  devido  entre outras razões ao facto das escolas do EP2 e ensino secundário geral estarem muito distantes das suas comunidades .

Relação de alunos graduados

 

INDICADOR

PERIODO

2005

2006

2007

 

Matric.

Gradua.

Matric.

Gradua.

Matric.

Gradua.

5ª Classe

5798

4639

6291

4782

1803

 

7ª Classe

506

356

613

426

743

 

10ª Classe

153

79

204

149

217

 

Total

6457

5074

6904

5208

2763

 

 

Alfabetização e Educação de Adultos

INDICADOR

2005

2006

2007

 

1°/3°Anos total

Matric.

Gradua.

Matric.

Gradua.

Matric.

Gradua.

M

HM

M

HM

M

HM

M

HM

M

HM

M

HM

3059

5791

1885

3481

3186

5888

1928

3519

2793

4935

     

 

 

Em relação aos alunos, adiantemos um pouco ao quadro n° onde em 2007 no distrito foram inscritos e/ou matriculados 17480 alunos da 1ª a 10ª classes. Contudo, vedes a distribuição dos mesmos em níveis e sexos.

Distribuição de alunos em níveis e sexo.

Níveis

2005

2006

2007

 

M
HM
M
HM
M
HM
EP1

5704

11828

6291

13778

6329

14038

EPC

477

1499

613

1829

743

2464

ESG1

168

667

204

761

240

978

TOTAL

6349

13944

7108

16368

7312

17480

No que diz respeito aos docentes, o distrito de Nangade tem um total de 281, distribuídos segundo o quadro abaixo em comparação com os dois anos transactos.

Recursos Humanos

 Indicador

2005

2006

2007

 

M

HM
M
HM
M
HM
Tec.Superior

1

4

1

3

1

3

Tec.Médios

0

46

2

51

1

67

Tec.Básicos

8

116

16

134

27

185

Tec.Elementar

2

33

2

23

0

11

Outros

4

12

3

11

3

15

Total

15

211

24

222

32

281

 

Alfabetizadores voluntários:


Indicador

        2005

          2006

2007

 

M
HM
M
      HM
M
HM

Total(1°-3°Anos)

38

183

41

194

25

147

 

ACESSO

É evidente que com a expansão da rede escolar, o numero de novos ingressos cresceu substancialmente nos últimos anos quer para os rapazes assim como as raparigas.
 
Em termos de distribuição territorial de uma forma geral nos mostra uma relativa diferença de distribuição de alunos por Postos Administrativos.

No que toca aos centros,de alfabetização e educação de adultos a adesão e satisfatória contando-se neste momento com 66 centro de A.E.A, com um cifra de 4993 alfabetizandos assistidos por 150 alfabetizadores.

Gráfico n°3 alunos matriculados por cada nível de ensino de 2005-07.

A partir de 2005, verifica-se uma explosão de novos ingressos no ensino primário que quase regista se um aumento de ano para ano.
O quadro a baixo demonstra o indicador evolutivo das actividades educacionais de 2005 a 2007. A tendência é aumento da rede escolar bem como dos efectivos dos alunos e professores com maior incidência no ano de 2007.

Evolução  das Actividades da Educação


Designação

Anos

2005

2006

2007

EP1(1ª a 5ª classe)

 

 

 

N° de escolas

42

42

44

N° de alunos

11828

13778

14038

Novos ingressos (1ª classe)

3171

3717

3468

Graduados (5ª classe)

4639

4782

-----------

Taxa bruta de admissão

 

 

 

Taxa bruta de escolarização

 

 

 

% de rapariga

 

 

 

Taxa de aproveitamento

 

 

 

EP2 (6ª, 7ª classe)

 

 

 

N° de escolas

10

12

13

N° de alunos

1499

1829

2464

Novos ingressos (6ª classe)

929

1000

743

Gradua. 7ª classe.

356

426

----------

Taxa de transi.(EP1- EP2)

 

 

 

%  da Rapariga

 

 

 

Taxa de aproveitamento

 

 

 

Ensino Secundário Geral 1°  ciclo (8ª  a 9ª)

 

 

 

N° de escolas

1

1

1

N° de alunos

667

761

978

Novos ingressos

275

443

392

Graduados (10ª classe)

79

149

-----------

% da Rapariga

 

 

 

Taxa de aprovação

 

 

 

Fonte: SDEJT-Nangade.

A participação da rapariga na escola tende a subir nos últimos anos como resultado de acções  de sensibilização a este grupo.

Exceptuando o S.A.E. A, nota-se que há tendências de redução do numero de mulheres a medida que aumenta o nível de ensino. Portanto a situação é mais critica no ensino secundário.

Cultura Juventude e desportos

Em resposta do perfil distrital as facilidades culturais e festivais tradicionais praticadas em conexão com as danças tradicionais diversificados e usando-se o material do fabrico local são as seguintes:Mapiko, Nsope,Chingualanguange,Ntara,etc.

Contudo, o nosso distrito é desprovido de Museus, mas conta com 67 grupos culturais, 11 locais históricos, 9 locais turísticos,  e 86 locais de culto.

As principais manifestações culturais existentes no distrito e que são praticadas com maior freqüência são a religião,ritos de iniciação  e outras cerimónias relativas ao uso de hábitos e costumes da população incluindo as danças tradicionais.

No que concerne ao desporto o distrito conta com 30 campos de futebol 11 não vedados situados em igual numero de aldeias e 4 campos de voleibol nas EPCs de Nangade Sede, Litingina,Ntamba e Escola Secundaria de Nangade.

Os campos de futebol11 apresentam deficiências relacionadas com a erosão, falta de barras duradouras de balizas, falta de demarcações e redes de voleibol não apropriadas. Em suma o distrito carece de um campo polivalente para a pratica de outras modalidades tais como basquetebol e andebol, sendo praticadas com mais freqüências o futebol11 e o atletismo.

Ate ao momento existem cinco associações  desportivas mais não se pratica o campeonato do desporto recreativo realizando-se apenas simples jogos amigáveis.

PRINCIPAIS PROBLEMAS

  • Falta de salas melhoradas na maioria das escolas e residência de professores e da Directora Distrital dos Serviços;
  • Défice de professores em n°70;
  • Insuficiência de livros de distribuição gratuita para 3ªs classes;
  • Insuficiências de maquinas de escrever e falta de maquina fotocopiadora;
  • Reduzido numero de compartimentos reclamando a ampliação do edifício da direção;
  • Falta de docentes qualificados para leccionar o ensino secundário;
  • Falta de cozinheiros qualificados na escola secundaria de Nangade;
  • Falta de água potável na escola secundaria de Nangade e reabilitação da mesma.